Quer saber mais?

Preencha o formulário. Nós ligamos para você.

Conheça o novo portal do Ministério da Economia: NBS Digital


Nesta semana, a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia lançou um novo portal que simplifica a pesquisa de serviços ou termos específicos na Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variação no Patrimônio (NBS) e suas Notas Explicativas (NEBS).

O objetivo é facilitar o acesso: antes a NBS e suas notas eram publicadas no Diário Oficial da União e disponibilizadas online nas páginas do antigo Ministério da Fazenda e do Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços. O material era fornecido em formato word ou PDF, o que tornava a leitura e a pesquisa mais difíceis. Agora, conforme a Secretaria, o portal conta com uma funcionalidade de busca, que permite ao usuário realizar pesquisas utilizando palavras-chave contidas tanto nos títulos da NBS como nos textos que descrevem suas Notas Explicativas. Com a plataforma online também é possível copiar o resultado da pesquisa e compartilhá-lo nas redes sociais.

Se você ainda não conhece, NBS é o classificador nacional utilizado para registros de transações internacionais de serviços no Siscoserv. A expectativa é que, futuramente, a nomenclatura também seja utilizada para as notas fiscais eletrônicas de serviços.

Quer acessar o portal? Clique aqui!

Se você tem dúvidas sobre a NBS ou qualquer outra informação sobre comércio exterior, entre em contato com a gente!

Abraços,
Equipe Freitas