Quer saber mais?

Preencha o formulário. Nós ligamos para você.

Emitir uma nota fiscal de importação em cinco minutos, isso é possível? Conheça o Inova e facilite seus processos


A emissão da nota fiscal é um dos grandes gargalos no processo de importação. Essa demanda, quando realizada de forma manual, pode requerer horas e horas de trabalho. Além disso, são tantos detalhes que às vezes recaem no lançamento de dados errados, gerando mais perda de tempo e eventuais multas com correções.

Mas, e se você pudesse emitir a nota fiscal de um jeito muito prático e sem precisar de várias planilhas e cálculos? Parece impossível, mas não é!

Continue a leitura para entender como esse processo pode ser muito mais fácil, rápido e seguro do que você imagina! 😉

A nota fiscal de importação

Essa é uma obrigação do importador. O documento formaliza a importação e tem a função de “nacionalizar as mercadorias”, ou seja, quando você compra uma matéria-prima importada, ela só pode ser retirada do porto e lançada no seu estoque, depois que a nota fiscal for emitida.

E para essa emissão, existem várias regrinhas e passos. Uma delas é que ela deve ser emitida em português e na moeda brasileira: mesmo que a compra tenha ocorrido em outra moeda, como dólares ou euro, os valores devem ser convertidos com a cotação da data do desembaraço, que consta na Declaração de Importação (DI), e especificados em real.

A nota fiscal deve ser feita de acordo com os dados da DI e da Fatura Comercial, que é o documento enviado pela empresa que realizou a exportação. Este documento é uma obrigação da legislação brasileira, afinal, o fisco precisa saber quais itens estão entrando no território nacional e quanto de imposto precisa ser recolhido.

E como emitir a NF de forma fácil, rápida e segura?

Talvez você pense que emitir uma nota fiscal de importação de maneira fácil, organizada, ágil e segura, seja algo totalmente fora da sua realidade. O fato é que, a emissão de notas fiscais de importação, em poucos cliques, já é realidade em diversas empresas que trabalham com comex.

Vivemos numa era onde o tempo e os dados valem muito! É cada vez mais importante ter todas as informações na palma das nossas mãos e otimizar o tempo, que sempre passa voando. Mas como fazer isso? A automatização das informações é uma solução. Você já pensou em contar com o apoio da tecnologia nos seus processos de trabalho?

Por aqui nós adotamos e desenvolvemos essa automatização: contamos com o Inova, uma estrutura de sistemas que reúne todas as informações operacionais, financeiras e gerenciais em um único lugar. Por ser desenvolvido e mantido pela nossa própria equipe da Freitas, garante eficácia no acompanhamento e na administração dos processos, agilidade para realizar manutenções, atualizações ou customizações. E o melhor, toda essa estrutura permite a integração com sistemas do cliente, minimizando erros, perdas e custos adicionais.

Com o Inova, você pode migrar todas as informações aduaneiras dos seus processos de importação para o sistema da sua empresa e, em um trabalho desenvolvido a quatro mãos, pode complementar automaticamente os campos da nota fiscal com os dados contábeis. É bem simples e fácil, e o melhor: possibilita a emissão de uma nota fiscal em menos de cinco minutos! Incrível não é mesmo?

Eficiência, qualidade, segurança e flexibilidade, tudo isso ao seu alcance! Ficou interessado e quer saber mais sobre o Inova e suas vantagens? Vem bater um papo conosco! 😊

Abraços,
Equipe Freitas