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Saiba como cadastrar o produto no Catálogo de Produtos da DUIMP


A gente tem falado bastante por aqui da importância do Catálogo de Produtos no Novo Processo de Importação (NPI) e da urgência de começar os seus cadastros. Você já sabe disso, mas está batendo a cabeça para saber como cadastrar o produto no Catálogo de Produtos da DUIMP? Não se preocupe, esse conteúdo vai te ajudar a fazer esse cadastro passo a passo. Continue a leitura e vamos ao trabalho! 😉

Pra começar, não custa reforçar que o Catálogo de Produtos é obrigatório para a DUIMP. Esse é um módulo do Portal Único onde as empresas deverão preencher as informações pertinentes aos produtos importados: o objetivo é aumentar a qualidade da descrição dos produtos com informações organizadas em atributos, imagens e documentos anexos que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos.

Ou seja, será fundamental que a sua empresa tenha uma correta descrição e classificação das mercadorias. Além de evitar multas e atrasos, o Catálogo de Produtos se tornará uma forte ferramenta de gerenciamento de riscos e compliance.

Esse banco de dados deve ser gerado pelo próprio importador ou por um representante que ele designe como gestor de segurança e, tenha em mente: vai demandar um tempinho! Como são necessárias várias informações, quanto mais produtos a sua empresa trabalhar, mais tempo vai precisar e é possível que você necessite do apoio da tecnologia para te ajudar nesse processo, se esse for o seu caso, vem falar com a gente! 🤗

Vamos começar?!

O Catálogo de Produtos já está disponível dentro do Portal Único, bem fácil de achar. 😊

  • 1º passo: Cadastrar o operador estrangeiro

Aqui é necessário incluir informações do ou dos operadores estrangeiros. Quando o fabricante do produto não for o mesmo que o exportador, é necessário fazer o cadastro dos dois.

Nesta aba devem ser incluídas informações como CNPJ, país, nome da empresa, endereço e o TIN – Trader Identification Number. Esta é uma numeração criada pela Organização Mundial das Aduanas (OMA) para estabelecer padrões internacionais de identificação de operadores estrangeiros – exportadores, fornecedores, fabricantes, entre outros.

  • 2º passo: Incluir o produto

Esta é a etapa do produto em si, onde você vai descrever o produto importado.

Nesta aba há alguns campos que não precisam ser preenchidos neste momento, serão criados automaticamente depois, como código do produto, versão e situação.

É necessário o preenchimento da modalidade – se é importação ou exportação – o CNPJ da empresa, a NCM do produto e a descrição dele. Sobre a descrição, você deve preenchê-la em português e é importante que seja detalhada. Aqui não devem ser colocadas informações que mudam de embarque para embarque, como o número de lote ou série, só informações do produto em si; informações sobre o embarque entrarão no preenchimento da DUIMP.

Nesta aba você também pode colocar, de forma opcional, o código interno do produto: caso houver, fica melhor para sua organização.

No preenchimento do fabricante do produto, você deve clicar se ele é conhecido ou não: como já foi cadastrado anteriormente no operador estrangeiro, ele é conhecido e você só precisará fazer a consulta e selecionar. Se houver mais de um fabricante, você pode selecionar todos.

  • 3º passo: Enquadramento dos atributos

Em seguida, vem a aba dos atributos. Nem sempre a NCM tem atributos, mas quando tiver, basta selecionar os que se enquadram ao produto.

É importante lembrar que esta parte de atributos foi revisada pelo governo e que há uma infinidade de opções. Assim, é importante que você conheça bem o produto ou tenha todas as informações em mãos para fazer o enquadramento corretamente. Esta etapa exige tempo e atenção para você avaliar todas as opções que podem ser enquadradas.

  • 4º passo: Inclusão de anexos

Nesta aba você pode incluir desenhos, laudos e/ou documentos que justifiquem a sua classificação fiscal. É possível também que alguns atributos indiquem a necessidade de inclusão de imagens.

  • 5º passo: Base do histórico

Em seguida vem a aba do histórico, onde você pode visualizar todas as alterações que foram feitas no cadastro desse produto.

Importante: todas as alterações ficam registradas no sistema. E é então que automaticamente é preenchida a informação de versão, lá do segundo passo. A primeira versão salva e ativada será a número 1. Sempre que fizer alterações, serão criadas novas versões.

Como tudo fica registrado, é importante atenção: todas as atualizações e retificações estarão presentes e será mais fácil para a Receita Federal cruzar os dados, fazer a revisão aduaneira e, se necessário, penalizar pelo erro.

  • 6º passo: Salvar e ativar

Feito isso, você pode salvar como rascunho ou salvar e ativar. Só quando você ativar é que este produto estará disponível para vincular numa DUIMP.

Agora que você já sabe como cadastrar o produto no Catálogo de Produtos da DUIMP, o que você precisa é de tempo e atenção! E claro, se precisar de qualquer apoio, estamos à disposição. 😊

E por falar em apoio, temos mais algumas dicas importantes para que o processo seja finalizado com sucesso: é preciso se certificar que as informações estão corretas antes de incluí-las no Catálogo de Produtos. Quanto mais itens importados para incluir, mais tempo e atenção são necessários.

Para ajudar nessa etapa, temos a nossa solução de Gestão do Catálogo de Produtos. Com ela, você tem mais segurança, praticidade e garantia de conformidade. Além disso, conta com a análise de impacto em caso de mudança nas Nomenclaturas Comuns do Mercosul (NCMs) e tem respaldo jurídico. A solução também conta com o rastreio das importações dos últimos cinco anos para verificar se existe algum benefício que não foi aplicado e pode ser restituído. E, ainda traz os benefícios da tecnologia e da automação para integrar as informações com o sistema e realizar o cadastro de novos itens já com a descrição e a classificação corretas.

Legal, né?

Vamos acompanhando as novidades sobre o Novo Processo de Importação e trazemos aqui pra você. Acompanhe!

Abraços,
Equipe Freitas